domingo, 30 de novembro de 2008

Brasília na moda?

Não se trata exatamente de Brasília na moda, mas de elementos constitutivos da identidade da cidade que vêm servindo de temas e inspirações para eventos culturais que acontecem por aqui e por aí.
A exemplo do 41 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro que trouxe estampada a obra de Athos Bulcão junto à estatueta símbolo do festival.

Palácio do Itamaraty - Anexo 2

Athos Bulcão é considerado o artista de Brasília. Sua trajetória artística é especialmente consagrada ao público em geral. Não ao que freqüenta museus e galerias, mas ao que entra acidentalmente em contato com sua obra, quando passa para ir ao trabalho, à escola ou simplesmente passeia pela cidade, impregnada pela sua obra, que "realça" o concreto da arquitetura de Brasília.

Escola Classe 315 sul

Outro evento que me chamou a atenção foi o desfile da marca de moda praia Jo De Mer, que aconteceu na antiga casa de Oscar Niemeyer, na Barra da Tijuca, a Casa das Canoas.

Projetada por Niemeyer em 1951 para sua moradia e da família, é considerada um dos mais significativos exemplares da arquitetura moderna brasileira, sendo notoriamente reconhecida, por especialistas de história e crítica da arte (Stamo Papadaki, Nova York, 1956 e Yves Bruand, São Paulo, 1981), como síntese apuradíssima e premonitória - ao iniciar-se a Segunda metade do século - da arquitetura moderna de livre criação autoral que floresceu na Europa e nas Américas, justamente a partir de então.
Certas características do traço e do estilo pessoal de Niemeyer, nascidos em Pampulha - Igreja, Cassino e Casa do Baile em 1943, e desenvolvidos nas marquises projetadas para o hotel Quitandinha (1951) para ser amplamente desdobradas no Ibirapuera (1951), entre outros projetos, vieram alcançar na Casa das Canoas um momento insuperável de perfeição formal, lirismo telúrico e poética arquitetônica.

"De Pampulha a Brasília eu segui o mesmo caminho, preocupado com a forma nova, com a invenção arquitetural. Fazer um projeto que não representasse nada de novo, uma repetição do que já existia, não me interessa. E nesse sentido, até Brasília eu caminhei. Mas senti que tinha que explicar as coisas, às vezes não era compreendido, que havia mesmo uma tendência a contestar essa liberdade de formas que eu prometia".

Palácio do Planalto

Não há como falar de Brasília e não se referir ao arquiteto Oscar Niemeyer. Foi ele o grande responsável pelas obras que são os cartões postais da cidade. Brasília foi um grande desafio, a cidade foi construída na velocidade de um mandato, em poucos meses Niemeyer projeta uma série de edifícios, para configurar a nova cidade. Entre os de maior destaque estão a residência do Presidente (Palácio da Alvorada), o Edifício do Congresso Nacional Catedral de Brasília, os prédios dos ministérios, a sede do governo (Palácio do Planalto) além de prédios residencias e comerciais.Nesta nova cidade projetada, levou-se em conta o ideal socialista onde todas as moradias pertenceriam ao governo e seriam utilizadas pelos funcionários públicos. Nesta visão, todos os funcionários, fossem serventes ou parlamentares, deveriam habitar os mesmos prédios.

A construção de Brasília foi controversa, os preceitos do urbanismo modernista, antes mesmo do ínicio de sua construção, já sofriam críticas devido à sua escala monumental e à prioridade dada ao automóvel.


Congresso Nacional

"Quando Juscelino Kubitschek me procurou, na minha Casa das Canoas, pedindo que eu ajudasse a ele na construção da nova capital, eu fiquei entusiasmado, era uma obra que me interessava e ia ajudar a um amigo que acompanhava a muito tempo. Eu já não tinha preocupação em dar explicação a ninguém, já me sentia a vontade para fazer o que bem entendia."

Palácio da Alvorada

E teve ainda o Brasília Fashion Festival, que se inspirou na Bossa Nova, movimento da música popular brasileira que surgiu no final da década de 50 e início de 60, ou seja, exatamente na época da construção da capital, inaugurada em 21 de abril de 1960 e que, portanto, tem muito a ver com a sua formação cultural.
Memorial JK

Movimento que ficou associado ao crescimento urbano brasileiro - impulsionado pela fase desenvolvimentista da presidência de Juscelino Kubitschek (1955-1960) -, os famosos "anos dourados", a bossa nova iniciou-se para muitos críticos quando foi lançado, em agosto de 1958, um compacto simples do violonista baiano João Gilberto (considerado o papa do movimento), contendo as canções Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) e Bim Bom (do próprio cantor).


A pedido do presidente, Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Morais (ícones importantes da bossa nova) compuseram Brasília, Sinfonia da Alvorada em 1958. De forma apaixonada e poética, a Sinfonia descreve em cinco atos toda a saga da construção da nova capital. Na capa do Long Play, que recebe o mesmo nome da sinfonia, gravada nos estúdios Colúmbia do Rio de Janeiro, Vinícius escreveu um texto onde fala de sua satisfação em fazer parte de algo tão grandioso como a construção da nova capital, da sua amizade com o presidente Juscelino e com Oscar Niemayer. O mesmo revelou uma demonstração clara de apoio, como também do sentimento de confiança do qual estavam contagiados os “novos” brasileiros. Ao final do texto, em agradecimento, em seu nome e de Tom Jobim, Vinícius declara:

“(...) sem embargo de uma constante vigilância crítica, nos foi sempre do maior estímulo nesse empreendimento em que esses dois sentimentos são determinantes: amor pela obra e confiança no futuro de Brasília e do Brasil”.


sábado, 29 de novembro de 2008

Moda alto-verão

Tenho acompanhado programas de tv, sites, blogs, revistas de moda e pude concluir que fica cada vez mais difícil apontar uma coisa ou outra que está na moda. São muitas! Mas dá pra notar uma repetição de certas características que delineiam as coleções por aí...


Cores: verão pede cores, ainda que o momento seja de turbulências, crise financeira, as cores dão o ar da graça tornando tudo mais divertido e leve. As mais mais do momento são azul - todo e qualquer tom tá valendo -, laranja e tons rosados, salmão também se destacam. As cítricas amarelo e verde surgem em detalhes na produções que fazem diferença!


Para aquelas que não são muito afeitas a ficar torrando no sol e, portanto, não estão muito aí para a marquinha do verão, há opções maravilhosas de maiôs! Chique demaaaais!


As saídas de praia aparecem em formas de caftãs, batas e chemisiers, que oferecem conforto e te deixam pronta prum programinha pós-praia. Há modelos e estampas pra todos os gostos - destaque para os motivos étnicos!!


Vestidos esvoaçantes, curtos e longos, de tecidos leves e frescos, babado, muito babado!

Fora as gladiadoras, altas e baixas, curtas e longas, que continuam nos pés de muitas - confesso que eu já ando cansada delas - e os coletes, que aparecem em versões variadas, tanto pro dia quanto pra noite, conferindo personalidade aos looks - item que mesmo antes de ser modinha já fazia parte do meu guarda-roupas há tempos...


Há também uma inspiração cigana - Gipsy - no ar que nos convida a viajar, misturar coisas que coletamos por aí, uma onda nômade, andarilha, do mundo, sem fronteiras.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Fino Trato


A revista eletrônica Fino Trato é mais um portal de dicas, sugestões e notícias do mundo da moda, especialmente do que acontece em Brasília no que se refere a beleza, comportamento, estilo e ainda um guia de lojas, acessórios, serviços e outras cossitas mais! Vale dar uma passadinha!

terça-feira, 25 de novembro de 2008

made in Brasília


Outro dia fui presenteada com uma necessaire de paninho, coisa mais linda!!!
Lud: "Obrigada Babi, adorei!
Babi: "Minha prima é que faz!"


Gosto muito dessas coisas feitas à mão, dão um ar de exclusividade às peças, nos dá a sensação de sermos as únicas a tê-las, pois quando o processo é artesanal uma peça nunca fica idêntica à outra, não é mesmo?
Eu, curiosa que sou, fui atrás de conhecer melhor o trabalho da prima - Renata Fiori . Pois bem, testei, aprovei e agora compartilho com vocês mais esse achado de quem põe a mão na massa e contribui pra moda made in Brasília!


Além do mais, é uma ótima idéia de lembrancinha de Natal, uma coisa bonita, barata e útil!

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

"estado de espírito"

Ontem saí pra trabalhar e optei pelo maximal, muitas referências misturadas, muitas cores - 'cause i'm happy!! :) - e muito conforto, afinal, a correria, o ir e vir de um lado pro outro, o "bater-perna" de produção exige isso!


Costumo dizer que não tenho um estilo bem definido, tudo depende do meu "estado de espírito". Há dias em que estou mais pra menina, outros mais mulher... algumas vezes quero muitas cores, noutras só tons pastéis ou o velho e bom preto curinga de todas as horas.

Tudo vai de acordo com a ocasião e com o humor! Eu quero ser muitas, ser minimal, ser maximal, uma hora mais feminina, outrora mais masculina, por que não?


A moda é diversidade, várias referências coexistem simultâneamente, as décadas se misturam, os estilos convivem lado a lado, a variedade de opções está aí para ser acessada ao nosso bel prazer, um jogo divertido de ser e parecer, uma brincadeira de travestir-se todos os dias.


Permita-se fugir do mesmo, do rótulo de ser "assim" ou "assado"!

De cima pra baixo:
* Lenço adquirido no camelô em Buenos Aires - baratenho!
* T-shirt Cantão pink super verão - presente de uma grande amiga!
* Colete Avanzzo - pretinho vai com tudo!
* Calça color - hit da estação tbm from Buenos Aires (ô lugar bom prumas compritchas!)
* Bom e velho tênis - Nike. Esse tem estampa de zebra, e por ser branco e preto combina com muita coisa!! Believe it!
* Bolsa preta Uncle K - basicona de todos os dias!

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Transitando no BFF

Passei pelo evento nos três dias e observei mais do que fotografei. Tive a chance de ver alguns desfiles, gostei de algumas coisas, outras nem tanto... como era de se esperar.
Destaque para as cooperativas, que tiveram a chance de mostrar trabalhos bem interessantes com materiais reaproveitados com resultados surpreendentes.
Se quiser ver os desfiles na íntegra e conferir os trabalhos das cooperativas é só dar uma passeada pelo Fínissimo que tá tudo lá!!
No mais, fotografei alguns transeuntes... e sem mais comentários!







quinta-feira, 13 de novembro de 2008

V BFF - A Bossa é Nossa

Com o tema A Bossa é Nossa, o Brasília Fashion Festival V – BFF será realizado nos dias 14, 15 e 16 de novembro no Brasília Alvorada Hotel. A quinta edição do BFF mostrará coleções de alto verão 2009 de marcas e estilistas locais e nacionais e ações que beneficiarão os setores têxtil e de moda e as áreas de trabalho, turismo e cultura – segmentos que se tornaram parceiros das grandes semanas de moda do mundo.

Escolhida como tema desta edição do Brasília Fashion Festival, a Bossa Nova completa 50 anos em 2008. Mais do que um movimento musical, a bossa ditou moda e comportamento na década de 1950, quando fazia a cabeça de grandes nomes, inclusive do então presidente Juscelino Kubitschek, que construía Brasília com as formas de Niemeyer. O movimento, que contagiou o país, englobou as áreas de moda, arquitetura e influenciou o estilo de vida da população.
Quem for ao BFF V poderá conferir em cada detalhe – da decoração às coleções, passando pela trilha sonora e pelos eventos paralelos – homenagens a ícones desta época, como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Juscelino e Sarah Kubitschek e Athos Bulcão, entre outros. O cantor Rogério Midlej também renderá uma homenagem a mestres da música brasileira desta época em show criado especialmente para o evento.

Line Up:

14/11 - sexta-feira

16h MARTHA MEDEIROS
17h ISABELA CAPETO
17h30h GALERIA APRESENTA LUDOVIKA
18h MARIÁ ARAUJO e MÃOS QUE CRIAM
19h FABÍOLA ALVES
19h30 EFIGÊNIA COSTA
20h ANDREA MONTEIRO
21h PARANOARTE


15/11 - sábado

15h30 FERNANDA FERRUGEM
16h LÉO ALVES e FERNANDA NEVES
17H ANA PAULA APRESENTA CRIS BARROS
18h NAGELAMARIA
19h CARLOS RODEIRO
20h NEON


16/11 - domingo

15h30 GLÓRIA COELHO
16h LA:CRE e ICLÉIA COUTINHO
17h LIZ DALCORTE e MÁRCIO SANTOS
18H UODAFOCA e TATIANA GUIMARÃES
19h ALEXANDRE HERCHCOVITCH

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Hip Hop X Ragga no Parque - 07.11

FREE STYLE

Saudade que eu tava de hip hop, viu? Mas o ragga foi champ! Aliás, a noite toda. O lugar, a galera, a vibe, o clima. Não foi? Perdeu, playboy!


AS MINAS!!!





Jeans é campeão. Muita cabeça style também: black e boina rule! Alguma ousadia e muito biquinho.


OS MANOS!!!




Muuuito boné, alguns rastas, regatas (hurg!), basquete... enfim: hiphopraggayo!


INNA DEFINAL STYLE

A galera aproveitando a greve do Detran para pisar a jaca. Já voltaram, viu?

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Sustentabilidade está na moda

Feira de Trocas - III Edição



Quem gosta de moda costuma gostar de compras. Mas haja mundo e armário para caber todos os nossos desejos e impulsos, não é mesmo?
É do BSBstyle ser consciente e ativo. Assim como as meninas do Einafe que organizam essa feira de trocas de tempos em tempos.
Se pilhar, é só chegar.

Vale tudo: roupas, sapatos, objetos, acessórios, livros, serviços, abraços, figurinhas, idéias...
O grande lance é fazer circular, sem dinheiro na jogada.
E ainda: Caixotão da doação - o que não for trocado e você não quiser levar de volta, entra na caixa e vai direto para famílias carentes de Alto Paraíso e da Escola Bona Espero.

Então vá separando suas coisinhas.
Trocar é mais sustentável, mais econômico e muito divertido!

III Feira de Trocas
Dia: 08/11 - sábado
Das 15 às 19h
Endereço: SQN 313 Bloco G - salão de festas.

("Logo" fofíssima feita pela Marrie)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

...



"Nem a todos é dado tomar um banho de multidão: gozar da multidão é uma arte; e só poder fazer, à custa do gênero humano, uma farta refeição de vitalidade, aquele em quem uma fada insuflou, no berço, o gosto do disfarce e da máscara, o horror ao domicílio e a paixão da viagem."

Charles Baudelaire

* * *

"O espetáculo da vida cotidiana exerce uma atração irresistível sobre todos nós e, enquanto alguns se distinguem como atores, a maior parte delicia-se a observar: a moda de hoje substituiu o cinema na promessa de fantasias e glamour que alimentam os nossos sonhos. A moda atual nos permite escolher o papel que queremos representar e nunca antes a escolha foi tão vasta.

(...)

A moda é, por definição, mudança e vai além da roupa que usamos. É também ilusão, contribuindo para o nosso bem-estar, alimentando as nossas inseguranças e aumentando a nossa confiança. Mas a inovação mais significativa dos últimos 20 anos, mais importante ainda do que as várias mudanças na moda, foi a democratização do estilo. O estilo é um reflexo de uma escolha pessoal e a moda hoje define-se por refletir o estilo pessoal."

por Terry Jones, in Fashion Now, ed. Taschen