segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Tupano

Texto e Fotos: Patrícia Baldez.

Criativa, feminina, autêntica, alegre, segura e ecologicamente consciente. Esses são adjetivos que podem definir tanto a marca Tupano quanto a sua criadora, a Thaís Joi.
Para esse blog, mais importante que isso: BRASILIENSE. E a criadora afirma “meu público está em Brasília. O poder aquisitivo aqui é alto”, jogando por terra de uma vez por todas argumentos antigos e ultrapassados que insistem em dizer que a capital é terra apenas de funcionários públicos. A realidade que se percebe hoje é o dinheiro gerado pela máquina estatal impulsionando um emergente setor de serviços. Diga-se, bons serviços. Como o prestados pelo setor de moda, acessórios, design e por aí vai. Como a Tupano.


HISTÓRIA
Há cerca de três anos a Thaís começou a dar os primeiros passos. Por um lado consertando seus próprios brincos, por outro brincando com o tecido de uma colcha que comprou. Impulsiva e apaixonada, como toda escorpiana, em questão de semanas já estava construindo suas primeiras peças, logo em seguida mostrando às amigas, e de cara vendendo.
“Muito precipitada inclusive” foi como definiu a saída do emprego que tinha em uma assessoria de imprensa voltada a questões ambientais. Conversando com a criadora da Tupano fica a impressão de que ela não conseguiria mesmo, desde que sentiu o primeiro gostinho, concentrar energias em outra coisa que não fosse o desenvolvimento de sua moda.

Pulseiras


PESQUISA
“Só fiz um curso de papel machê” é a resposta que tenho quando pergunto sobre onde aprendeu suas técnicas. Tudo foi e tem sido feito com muito esforço mesmo, sem ninguém para ensinar o caminho das pedras.
Em tempos de alta tecnologia e informatização, ela compra de indústrias que não têm endereço eletrônico e experimenta materiais na cara e coragem sem saber se vai dar certo.
No mais, lê bastante revista de moda, mas prefere optar pela intuição e fica feliz quando se surpreende com um bom faro, lançando peças que configurarão tendência tempos depois. Só se chateia quando o caso da tendência não é fruto natural do inconsciente coletivo, aquele que permite, em qualquer campo criativo, ver referências e produzir resultados semelhantes em curto espaço de tempo. “Não atualizo meu blog porque a galera copia mesmo. Eu construo o meu caminho e cada um que construa o seu”.

Tiara



PEÇAS & MATERIAIS
A Tupano oferece uma nova gama de estilos e cores a cada três meses. Nesses momentos, sempre acaba nascendo uma peça nova. Hoje os modelos são brincos (solitários, argolas, grandes, pequenos, etc.), pulseiras (adultas e infantis), braceletes, tic-tacs/broches, cintos, tiaras. Mas qualquer dia desses os brasilienses vão poder usar a Tupano para enfeitar as suas casas. “É que ainda não tive tempo” deixa escapar Thaís enquanto fala de planos futuros.
Para compor sua arte, ela usa tecido e materiais reciclados. Os tecidos são sempre ricos em cores. E os materiais, em criatividade. Vai desde jornais até coco, alumínio, verniz ecológico. Vez por outra ela pinta também, mas faz questão de afirmar que sem nenhuma técnica.
O resultado disso são produtos eco-friends e ergonômicos. Os brincos podem ser enormes, mas não pesados. Os braceletes e pulseiras não são daqueles que deixam o corpo marcado.

Brinco e Borboleta da última coleção.


EQUIPE
Depois de muito tempo ralando sozinha, hoje a Tupano conta com uma equipe de trabalho. São duas moças que ajudam na confecção das peças e na organização do material para as exposições das quais a marca participa, e mais duas representantes de vendas – uma no Rio e outra em Sampa.
“Coloca aí que estou procurando meninas pilhadas, descoladas, estilosas, simpáticas e pró-ativas”. Tá dito.

Borboleta tic-tac/broche. Solitário.



Pulseiras infantis


SUCESSO
Apesar da criadora dizer que ainda é tudo difícil e sente faltar muito para a coisa começar a andar com as próprias pernas, alguns fatos demonstram que o sucesso bate à porta.
Gente famosa e alternativa como a Penélope Nova e a Negra Li já apareceram em rede nacional usando peças Tupano. Além disso, as revistas Nova e Manequim já fizeram referências à marca em editoriais, assim como os sites Finíssimo e da ABIT (Associção Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção).
Para a dona da idéia, motivo de grande orgulho foi ter sido procurada pela Santa Constância – indústria têxtil da Constança Pascolato – para apresentar peças em seu showroom. E a expectativa agora está na estréia da novela Três Irmãs e da minissérie Opaió da Rede Globo, programas para os quais a representante carioca vendeu algumas peças.

Negra Li


Pulseiras de tecido. Borboleta tic-tac/broche.



ONDE ENCONTRAR
Sobre vendas, a srta. Joi tem uma idéia clara “não quero loja por agora, prefiro fazer meu espaço crescer em locais já consolidados que tenham a ver com a marca".
O que pode parecer dificuldade não é. Por esses meses mesmo você pode encontrar a Tupano: no Armazém do Artesanato do SEBRAE, na Casa Cor; na Kogobó, feira de decoração e artesanato contemporâneo do Casa Park; e no desfile do Espaço Ferrugem, no início de outubro, no Brasília Fashion Festival (BFF).
As lojas que você pode dar uma passadinha (sem garantia de estoque) são: Nunca Fui Santa – 111 sul, Nono Sentido – Gilberto Salomão e Tatiana Formiga Boutique – Fashion Mall.
Quando ouvir falar de uma nova edição da festa ‘Puro Ritmo’ ou do bazar ‘Cadê Tereza?’ também pode procurar.
Mas em primeira e última instância, se você quer conhecer e adquirir um acessório Tupano é só agendar com a Thaís. Ela atende em casa (na sua ou na dela), bastando marcar por telefone.

Pulseiras com papel jornal de base.


Embalagens feitas de saco de pão e tecido.



SERVIÇO
http://tupano.blogspot.com
thaisjoi@terra.com.br
55 61 9217-1541
55 61 3326-3805

Nenhum comentário: