quarta-feira, 22 de abril de 2009

EXPO : Virada Russa : CCBB

Mostra do CCBB de Brasília traz ao país 123 obras do movimento artístico e cultural da 1ª fase da Revolução Russa.



A maior e mais significativa exposição já realizada no Brasil sobre Vanguardas Russas ocupa, neste momento, os dois andares do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. A mostra reúne 123 obras vindas diretamente do acervo do State Russian Museum, que é dono maior coleção de arte russa do mundo. As peças foram produzidas entre 1890 e 1930 e marcaram o movimento artístico e cultural que aconteceu durante a primeira fase da Revolução Russa.



Obras de Kandinsky, como Igreja Vermelha, Cruz Azul e São Jorge II, estão na mostra e marcam o ponto de partida para a pintura abstrata. De autoria do artista Vladmir Tatlin, aobra Contra-relevo de Esquina, um complexo em alumínio, zinco e madeira, traduz o novo mundo industrial ao adotar formas, materiais e técnicas da moderna tecnologia.



O movimento vanguardista russo não ficou apenas em pinturas e esculturas e a exposição mostrará peças de vestuário criadas por Malevich e roupas desenhadas por Bárbara Stepanova, dentro da noção construtivista do artista ligado à fábrica.



Com inspiração nos movimentos surrealista e cubista da vanguarda européia, os russos apresentam sua singularidade ao trazerem para a sua produção características de seu povo, de seu folclore, do cotidiano da sua própria realidade. A negação das regras acadêmicas vigentes no perído no que tange às artes e a decomposição das formas ganham destaque nessa diversificada exposição.

Virada Russa - Até 7 de junho
CCBB - Brasília
SCES, Trecho 2, Conjunto 22 - 61/3310-7087
De terça a domingo, das 9h às 21h
Grátis

Eu fui conferir e gostei! Vale a visita, certamente que vale!

Nenhum comentário: