sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Encontro - Arte Urbana




Em 2005, no Ano do Brasil na França, grafiteiros do coletivo “Peinture fraîche”, que pintam há mais de 15 anos na França e no mundo (tais como Kendo, Trakto, Jone e Crewer) vieram descobrir o Brasil e a América Latina através da pintura de rua. Durante meses e vários encontros, uma amizade nasceu de experiências profissionais compartilhadas com grafiteiros paulistanos reconhecidos há mais de 10 anos como Shock, Binho e Bonga.

Les artistes invités au Centre 508 sont Ramon Martins, Onio, o Df Zulu, Satão, Soneka, Rivas …(BSB) Hyper e Dalata (MG)

Dessas produções conjuntas, surgiram residências cruzadas entre as cidades de Bordeaux (França) e São Paulo. Depois de vários eventos , é esta mesma fusão que criou novamente a apresentação no Ano da França no Brasil do projeto O Encontro, com novos convidados brasilienses como Ramon Martins e franceses como Seth, que publicou o ano passado o livro “Globe Painters”.

O projeto O Encontro acontecerá em Brasília, de 1 de maio a 30 de junho de 2009, no Centro Cultural Renato Russo (508 Sul). Os 2 000m² do centro serão totalmente revitalizados em uma super produção realizada por 15 artistas, duas exposições coletivas nas galerias do Centro e várias oficinas na cidade e nas cidades satélites.

Este projeto artístico e social reflete a imagem do movimento mundial do Graffiti feito de encontros, viagens, intercâmbios e superação pela criação artística. O objetivo do presente projeto, além de permitir à artistas reconhecidos compartilhar as suas produções, é transmitir aos brasilienses os valores positivos do grafite muralista: respeito, partilha, abertura de espírito às outras culturas e aos valores humanistas (consciência cidadã), superação e prazer, por meio das criações coloridas de grande envergadura, que revalorizam um conjunto urbano frequentemente cinzento e moroso, mas que representa o verdadeiro Centro Histórico da Capital brasileira, Patrimônio Mundial da Unesco.

Realização

França: Associação Peinture Fraiche (+55 61 8128 0032 +33 6 61 92 49 31- Kendo.pf@hotmail.com)

Brasil: S. Cavalcante - Produções ( +55 61 8185 6479 - oencontro2009@gmail.com)

Patrocinio institucional francês: CulturesFrance, Mairie de Bordeaux

Patrocinio empresa francesa: Eliokem, Leroy Merlin, Grupo GIB

Apoio: Embaixada da França

*****

Patrocinio Brasileiro : Taguatingua Shopping

Apoio Brasileiro: SESC-DF, UNB, SEBRAE

Conheça o blog oficial !

Um comentário:

Unknown disse...

obrigado pello post.
kendo.