sábado, 8 de agosto de 2009

Festival de teatro de bonecos

Já começou, mas ainda dá tempo!!! Corre lá!!

O projeto SESI Bonecos percorrerá, de agosto a setembro, cinco capitais da região Centro-Oeste – Brasília, Palmas, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá, além de Belo Horizonte – para levar a seus habitantes o maior festival de teatro de animação do mundo. Quatro carretas e seis caminhões transportarão 60 toneladas de equipamentos de grupos e companhias do Brasil e do exterior. Com patrocínio do SESI e apoio do Bradesco, a temporada será aberta em Brasília, com pré-estréia para convidados no dia 4/8, no Teatro Nacional (Sala Martins Pena), às 19h, e apresentações gratuitas para o público nos dias 05, 06 e 07/08 , na Sala Vila Lobos, às 20h, e 8 e 9/8 – sábado e domingo – na área externa do Museu Nacional da República .

Em sua 7ª edição, o SESI Bonecos levará a Brasília uma das mais expressivas mostras de teatro de animação, misturando grupos tradicionais com experiências inovadoras. Uma das atrações internacionais é o Tangshan Chinese Shadow Puppet Company, cuja técnica tem origem no período Wanli da Dinastia Ming. Criado em 1943 e considerado o melhor do mundo nessa modalidade, a companhia inclui em seu repertório um vasto painel do teatro chinês de sombra. A Tangshan é considerada como uma das melhores trupes de teatro sombra do mundo.

Da Itália virá o La Doce Delle Cose. Com o espetáculo “Construção da Máquina pelo Teatro Inconsciente”, o grupo criará interações com a platéia para fazê-la descobrir os princípios básicos do teatro de formas animadas. O grupo italiano se apresentará no hall do teatro e vai se misturar ao público na área externa do Museu Nacional da República.

O cardápio de espetáculos inclui ainda as marionetes sem fio de Phillip Huber (EUA) – o artista que deu vida aos bonecos do filme “Quero ser John Malkovich”, de Spike Jonze – e a Cia espanhola Jordi Bertrán, que já participou de inúmeros festivais internacionais de teatro e de artes cênicas na França, Alemanha, Suécia, Turquia, México, Bélgica, Itália, Holanda, Estados Unidos, Portugal, Brasil, Inglaterra, Irlanda e Áustria. O grupo foi um dos destaques da abertura dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Com o espetáculo Poemas Visuais, a ser exibido no Brasil, a Jordi Bertrán, apresenta letras feitas de espuma e, com elas, criam um universo cheio personagens, jogos, coreografias, humor e ações dramáticas.

Já a Cia. AD HOC, da Argentina, trará diferentes técnicas de manipulação, em especial o Teatro de Brinquedo e o Teatro de Objetos no espetáculo El Titiritero de La Paloma. A Cia é uma das grandes representantes do moderno Teatro de Fantoches argentino – herdeiro dos poetas e bonequeiros Federico García Lorca e Javier Villafañe –, e mistura poesia a um humor delicado e refinado.

Entre os participantes nacionais, estarão em cena dois importantes grupos conhecidos pela inovação e criatividade. O XPTO, com 25 anos de existência, traz o espetáculo Coquetel Clown, com esquetes de cenas autônomas, nas quais são utilizados bonecos de grande porte. Já o Giramundo, com Giz, apresenta uma coleção de cenas independentes e articuladas pela idéia de abandono e fragilidade. Todo o espetáculo é branco, com bonecos dependurados em cabides como roupas velhas e sem uso. Desde 1971, quando foi criado, o grupo já montou 33 peças de teatro, construiu centenas de bonecos e ainda aderiu às técnica de animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV.

O mestre-de-cerimônias oficial do projeto SESI Bonecos é peça construída pela técnica “luva com varas”. A mão do artista é introduzida por dentro, para manipular a cabeça e o corpo. Varetas de aço são usadas nas extremidades das mãos e movimentam os braços. Seu temperamento é divertido e eloqüente. Ele é uma espécie de garoto-propaganda do festival. “Além de ser um dos maiores festivais do gênero no mundo, senão o maior, o SESI bonecos traz uma rica mistura de popular e erudito, de tradicional e vanguardista”, observa Lina Rosa, idealizadora e curadora do projeto.

SERVIÇO

BRASÍLIA:

TEATRO: Sala Martins Pena
Teatro Nacional

Datas: 4/08 (Pré-estreia) e 5, 6 e 7/08 (Sala Villa-Lobos) e 8 e 9 Museu Nacional (área externa)

Endereço: Setor Cultural Sul – Lote 2 , próximo a Rodoviária do Plano Piloto – Eixo Monumental

Nenhum comentário: